Ecoturismo - Um Bom Negócio com a Natureza

Cód.: 1230
Ecoturismo -  Um Bom Negócio com a Natureza

O primeiro livro da série Ecoturismo apresenta os princípios básicos deste tipo de empreendimento, como: unidades de conservação, legislação, planejamento e elaboração de roteiros, manejo sustentável, unidades de conservação, entre outros. O leitor, com certeza, obterá respostas relevantes para implantação e implementação do ecoturismo na sua região.

ISBN: 85-88216-55-8

Vendido e entregue por Aprenda Fácil Editora

R$ 37,00 à vista ou em até 12x de R$ 3,08 sem juros no cartão + frete

Este primeiro livro, da série ECOTURISMO, visa fornecer os subsídios necessários para que haja perfeito entrosamento de um futuro empreendedor ecoturístico com as respectivas áreas ao seu redor, as quais são, em sua maioria, Unidades de Conservação, protegidas por lei federal, estadual e, ou, municipal.

O pleno entendimento dos limites de mudanças aceitáveis e da capacidade de suporte são fatores essenciais para a preservação do ambiente e, por consequência, do negócio a ser explorado. Essa obra aborda assuntos referentes às unidades de conservação, à legislação específica, ao planejamento e elaboração de roteiros, às funções das agências ou operadoras, orientações sobre os diversos setores nos quais o empresário poderá atuar para um investimento de baixo risco, entre outros.

O leitor terá contato com um tema interessante e abrangente. Esperamos que esse primeiro livro da série, possa responder as perguntas básicas desse ramo de atividade, que vem conseguindo obter grande repercussão com uma gama de atividades, conhecida como produtos ecoturísticos.

APRESENTAÇÃO

CAPÍTULO I
1 - Introdução
2 - Unidades de Conservação
3 - Objetivos Básicos do Manejo
4 - Categorias de Manejo das Unidades de Conservação
5 - Áreas Afins e Outros Instrumentos de Proteção

CAPÍTULO II
1 - Introdução
2 - Porque a Necessidade de Planejar a Atividade de Ecoturismo
3 - Conhecendo o Ecoturismo nas Unidades de Conservação
4 - Introdução ao Ecoturismo
5 - Diretrizes para uma Política Nacional de Ecoturismo
6 - Auditoria Sobre o Trade do Ecoturismo Brasileiro
7 - Conclusões

CAPÍTULO III
1 - Introdução
2 - Programa de Zoneamento do Meio Ambiente com fins Ecoturísticos
3 - Programa de uso Público para fins Ecoturísticos
4 - Elaboração e Implementação de Roteiros Ecoturísticos
5 - Instituições Ligadas ao Turismo

GLOSSÁRIO

APÊNDICE

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

Autor

Werter Valentim de Moraes
É Engenheiro Florestal, pela Universidade Federal de Viçosa. Tem especialização em Planejamento de Unidades de Conservação em Ecoturismo pelo Centro Agronômico Tropical de Ensinamento e Investigação - CATIE, Costa Rica, e capacitação para consultor em Ecoturismo através do SENAC/CEATEL -SP, The Ecoplannet Institute - Canadá, Conservation International - EUA, Fundação Florestal - SP e Instituto Ecológico Cristalino/Am. Atua como Diretor do Departamento de Turismo Rural da Associação Mineira de Ecoturismo - AMOTE. Integra a equipe de instrutores do SENAR, na área de Turismo Rural do SENAC.
Cadastrado como consultor em Ecoturismo no Serviço Brasileiro de Apoio a Pequena e Média Empresa - SEBRAE-MINAS. É Assessor de Ecoturismo do Centro Mineiro para Conservação da Natureza na Universidade Federal de Viçosa, e é Diretor Técnico da Carpedien - Atividades & Empreendimentos em Ecoturismo.