Paisagismo - Princípios Básicos

Cód.: 1270
Paisagismo - Princípios Básicos

Com linguagem de fácil compreensão para o público leigo ou profissional, este livro se destaca por apresentar ao leitor os diversos tipos de jardins: da Antiguidade Clássica aos dias atuais, e de vários países. Além disso, o autor define o paisagismo como ciência e arte, acrescentando a isso as diversas formas de percepção e valoração da paisagem.

ISBN: 978-85-62032-63-9

Vendido e entregue por Aprenda Fácil Editora

R$ 54,00 à vista ou em até 12x de R$ 4,50 sem juros no cartão + frete

Com linguagem de fácil compreensão para o público leigo ou profissional, destina-se a todas as pessoas que queiram se preparar para elaborar o projeto de seu próprio jardim ou de terceiros, seja na cidade (jardins residenciais, de condomínios, praças, etc.) ou no campo (chácaras, sítios, fazendas).

O entendimento da paisagem passa, inicialmente, pela compreensão dos aspectos conceituais inerentes à paisagem (objeto do Paisagismo), seus componentes, categorias, formas de percepção e valoração a fim de que se possa entender seus diferentes conceitos. Segue-se a essa compreensão o entendimento do Paisagismo enquanto ciência e arte, bem como o perfil profissional do paisagista e do mercado em que atua.

Em um segundo momento, esta obra faz um relato histórico sobre a Arte dos Jardins, situando o leitor sobre a trajetória da evolução dos Jardins Medievais e Renascentistas até os jardins dos nossos dias. A fundamentação teórica dessa incrível obra é complementada com as funções sociais da paisagem, permitindo ao leitor uma visão ampla sobre aspectos funcionais inerentes aos jardins públicos e privados.

Após o estudo desse livro, o leitor terá adquirido uma boa base para a elaboração de projetos que atendam aos desejos estéticos e funcionais das pessoas que se dedicam à jardinagem e ao paisagismo.

CAPÍTULO 1- CONCEITUANDO PAISAGENS
1.1. Paisagismo - ciência e arte
1.2. Componentes da paisagem
1.3. Categorias de paisagem
1.4. Percebendo a paisagem
1.5. Valoração da paisagem
1.6. Diferentes conceitos de paisagem

CAPÍTULO 2 - HISTORIANDO A PAISAGEM
2.1. Evolução dos jardins do oriente ao ocidente
2.2. Tipos de jardins
2.3. Jardins da antiguidade clássica
2.4. A extrema simplicidade dos jardins medievais
2.5. Jardins renascentistas
2.6. Jardins contemporâneos
2.7. Jardins do Brasil

CAPÍTULO 3 - FUNÇÕES SOCIAIS DAS PAISAGENS
3.1. Introdução
3.2. Paisagens e lazer
3.3. Paisagens urbanas como suporte social
3.4. Valores sociais das paisagens urbanas
3.5. Arborização urbana
3.6. Importância social das áreas verdes
3.7. Arborização de ruas e avenidas
3.8. Florestas urbanas

PARA SABER MAIS

Autor

José Augusto de Lira Filho
Foi paisagista, formado na Universidade Federal Rural de Pernambuco, com Mestrado em Ciência Florestal e Doutorado em Paisagismo, ambos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Desde 1983, atuou ativamente no Paisagismo urbano e rural, tanto em consultorias quanto no ensino da Arborização e Paisagismo. Pertenceu ao quadro de professores do Departamento de Engenharia Florestal da UFPB, repassando conhecimentos de Paisagismo aos alunos de Engenharia Florestal, Agronomia e Arquitetura e Urbanismo. Durante duas gestões foi coordenador do curso de Engenharia Florestal da UFPB.
Foi consultor do Centro Mineiro para Conservação da Natureza, prestando serviços em diversas Prefeituras Municipais. Além disso, aplicou e transmitiu conhecimentos de Paisagismo nos Estados do Nordeste e Sudeste, por meio da elaboração de projetos e ministração de cursos para leigos e profissionais envolvidos com o Paisagismo.
Como extensionista, empenhou-se ativamente pela melhoria da qualidade de vida da população, ao coordenar projetos de Arborização e Paisagismo visando a elevação do padrão socioambiental de comunidades urbanas e rurais.
O autor foi membro da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, com publicações de vários artigos em congressos e revistas especializadas. Faleceu em 19 de outubro de 2010.