Formulação de Rações para Galinhas Poedeiras Convencionais e Caipiras

Cód.: 1471
Formulação de Rações para Galinhas Poedeiras Convencionais e Caipiras

O livro Formulação de Rações para Galinhas Poedeiras Convencionais e Caipiras objetiva levar aos produtores conhecimento técnico básico relacionado a formulação de rações, favorecendo seu sucesso na produção. Para isso, são apresentadas informações sobre os conceitos básicos na nutrição de galinhas poedeiras, sobre os principais alimentos utilizados nas rações e suas limitações de uso, bem como sobre as exigências nutricionais das aves. Além de descrever os métodos utilizados para a formulação de rações, com respectivos exemplos práticos para facilitar o entendimento do leitor.

ISBN: 978-85-8366-101-0

Vendido e entregue por Aprenda Fácil Editora

R$ 52,00 à vista ou em até 12x de R$ 4,33 sem juros no cartão + frete

Na criação de galinhas poedeiras, os gastos com a alimentação representam aproximadamente 70% dos custos de produção. Assim, o objetivo com essa obra é levar aos produtores conhecimento técnico básico relacionado a formulação de rações, favorecendo seu sucesso na produção de galinhas poedeiras convencionais e caipiras.

Para isso, são apresentadas informações sobre os conceitos básicos na nutrição de galinhas poedeiras, sobre os principais alimentos utilizados nas rações e suas limitações de uso, bem como sobre as exigências nutricionais das aves. Além disso, são descritos os métodos utilizados para a formulação de rações, com respectivos exemplos práticos para facilitar o entendimento do leitor.

Este livro é direcionado a pequenos e médios produtores de galinhas poedeiras convencionais ou caipiras, bem como a alunos dos cursos técnico em agropecuária e de graduação em Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia os quais desejam aprender os conceitos básicos e métodos para formulação de rações.

CAPÍTULO 1 - Conceitos Básicos em Nutrição de Galinhas Poedeiras

CAPÍTULO 2 - Alimentos Utilizados em Rações para Galinhas Poedeiras
2.1 Introdução
2.2 Alimentos Concentrados Energéticos
2.3 Alimentos Concentrados Proteicos
2.4 Farinhas de Origem Animal
2.5 Outros Alimentos

CAPÍTULO 3 - Exigências Nutricionais de Galinhas Poedeiras Convencionais e Caipiras
3.1 Introdução
3.2 Fatores que Alteram nas Exigências Nutricionais das Aves
3.3 Exigência Nutricional de Proteína e Recomendações de Energia Metabolizável
3.4 Recomendações Nutricionais de Minerais
3.5 Recomendações Nutricionais de Vitaminas
3.6 Alimentação Fásica

CAPÍTULO 4 - Métodos de Formulação de Rações para Galinhas Poedeiras
4.1 Introdução
4.2 Pré-requisitos para a Formulação de Rações
4.3 Métodos para o Balanceamento das Rações
4.4 Utilização de Programas Computacionais de Formulação de Ração (Programação Linear)
REFERÊNCIAS

Autor

ARELE A. CALDERANO
Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2006), mestrado (2008) e doutorado (2011) em Zootecnia, com ênfase em nutrição e produção de monogástricos, pela Universidade Federal de Viçosa. Atuou como Gerente de Produtos para nutrição animal na empresa Technofeed e como Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Fluminense. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa.

ROSANA CARDOSO MAIA
Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2011) e mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2013) e atualmente está no doutorado na mesma instituição com data de término prevista para Fevereiro/2017. Foi bolsista PDSE na Universidade de Purdue (EUA) pelo período de um ano. É revisora do periódico Ciência Rural da Universidade Federal de Santa Maria (RS). Possui experiência em pesquisa nas áreas de avaliação nutricional de alimentos e determinação.